Assegure o bom funcionamento do seu Data Center com uma Solução de Monitorização Wireless

A principal prioridade nos Data Centers é evitar qualquer downtime. A implementação de soluções que evitem estas paragens, é uma prioridade para a garantia de um bom nível de serviço.

Uma das soluções mais importantes e eficazes para evitar estas paragens é a implementação de uma solução de monitorização contínua wireless, por forma a controlar toda a climatização da sala de controlo e da sala de servidores.

Hoje em dia, os equipamentos de IT trabalham em alta disponibilidade, podendo por isso causar o sobreaquecimento da infraestructura. Manter a temperatura entre os 20ºC - 24ºC é o ideal para garantir o correcto funcionamento do sistema, bem como manter os níveis de Humidade Relativa entre 45% e 55% para que exista um bom desempenho dos equipamentos.

Quando estes valores estão demasiado altos, além de poder ocorrer condensação, resultará em corrosão do hardware e avarias.

 

A Pressão Diferencial é igualmente importante para garantir o correcto balanceamento dos fluxos de circulação de ar pela estrutura. Este parâmetro indica qual a diferença da pressão entre duas zonas distintas e consequentemente a direcção do fluxo de ar. Se a diferença de pressão entre duas áreas é positiva, significa que a direcção do fluxo de ar será da zona de alta pressão para a zona de baixa pressão.

A monitorização da Pressão Diferencial, em conjunto com a monitorização do estado da porta (aberta/fechada), do estado dos equipamentos de ar condicionado (on/off) e a correlação destes parâmetros, permitem ao gestor de instalações identificar se o fluxo de ar está a ser correctamente direccionado, assim como receber alertas para quaisquer mudanças que possam ocorrer na climatização – o que indicaria claras alterações nas condições do Data Center - e correlacionar as alterações de pressão de ar, do estado da porta/do equipamento do ar condicionado com eventuais mudanças de temperatura.

A evidenciação de uma má climatização ou incorrecto fluxo de ar com recurso à análise de dados concretos fundamenta a tomada de medidas correctivas, cujo efeito é facilmente visualizado após um determinado período de tempo.

1 - Porque monitorizar?

Ao utilizar uma solução de monitorização wireless, pode monitorizar os valores de Temperatura, Humidade Relativa e Pressão Diferencial, controlar a sua variação e evitar a ocorrência de desvios destes parâmetros, que têm grande impacto no funcionamento e no tempo de vida dos equipamentos. Adicionalmente pode monitorizar o estado da porta (aberta/fechada) e o estado dos equipamentos de ar condicionado (on/off), permitindo além de ter um snapshot do seu datacenter, poder agir em tempo útil e evitar assim problemas mais graves.

Imagem1 - Gráfico de Temperatura e Humidade Relativa de um Data Center

 

Torna-se igualmente importante monitorizar os consumos energéticos, uma vez que o aumento do seu consumo acarreta custos elevados para a organização e pode também ser um factor que evidencia a existência de um possível problema.

A escolha de uma solução wireless traduz-se em muitos benefícios para qualquer organização:

Custos reduzidos - As soluções sem fios são de rápida e fácil instalação, face às soluções com fios que envolvem uma instalação mais complexa e prolongada, em que os cabos são colocados de forma a percorrer todas as áreas, o que normalmente resulta em perturbações no funcionamento normal das instalações.

Adaptabilidade - Este tipo de soluções ajusta-se facilmente às necessidades do cliente – podendo ser facilmente reajustada a alguma mudança nos locais a ser monitorizados.

Fiabilidade - Os dados provenientes da monitorização contínua são completamente fidedignos.

 

Veja aqui o vídeo que explica em poucos segundos porque deve monitorizar com a solução de monitorização ViGIE

 

2 - Arquitectura da solução

 arq datacenter

Imagem2 – Arquitectura de uma solução de monitorização wireless

A solução de monitorização da ViGIE é formada por sensores wireless que transmitem os dados monitorizados para um gateway que envia toda a informação para uma plataforma online, com a qual o utilizador pode interagir livremente, a qualquer hora, a partir de qualquer local.

Para além de permitir a utilização de um número ilimitado de sensores e utilizadores, a arquitectura desta solução permite o fácil reposicionamento dos pontos de monitorização e também a integração de pontos de monitorização adicionais.

 

3 - Instalação

Imagem3 – Instalação de sensores wireless num data center

Num processo típico de instalação num Data Center, os sensores wireless e os transmissores necessários para monitorizar os vários parâmetros são colocados na estrutura.

Imediatamente após a instalação dos sensores wireless no seu Data Center, pode começar a analisar os dados e a diagnosticar algumas falhas que possam ocorrer!

 

Temperatura e Humidade Relativa

Onde é necessário monitorizar a Temperatura e Humidade Relativa, são utilizados sensores wireless, que são colocados junto aos servidores, de forma a monitorizar a temperatura e humidade relativa na área dos equipamentos e também no ambiente envolvente.

 

Pressão Diferencial

Para monitorizar a pressão diferencial, os sensores são colocados com ligação a duas áreas com diferentes pressões de ar. Desta forma, torna-se fácil compreender os padrões de fluxo de ar na estrutura do Data Center e identificar pontos climatizados e pontos com fraca circulação de ar.

Para assegurar que a circulação do ar nas instalações está a ser feita de forma eficiente, o fluxo do ar pode também ser monitorizado, com recurso a um detector de fluxo de ar.

 

Consumos Energéticos

A monitorização dos consumos energéticos é efectuada através de analisadores de energia que medem o consumo de energia (5-2000 A) e devem comunicar por Modbus ou saída de impulsos. Estes, em conjunto com os transmissores de dados, garantem a transmissão dos dados medidos para a plataforma ViGIE.

 

4 - Plataforma Online

Imagem 4 – Plataforma de Monitorização Continua

Esta plataforma, enquanto ferramenta de apoio à decisão, está dotada de um conjunto de funcionalidades que permitem ao gestor de instalações ter as suas instalações monitorizadas em tempo real, com acesso aos dados em qualquer lugar e através de qualquer dispositivo (PC, Tablet, Smartphone).

O utilizador poderá analisar, em tempo real, os dados relativos à Temperatura/ Humidade Relativa/ Consumos Energéticos do seu Data Center e detectar tendências ou mesmo ser alertado na ocorrência de aumentos progressivos da Temperatura/aumento da Humidade Relativa ou dos Consumos Energéticos.

A elevada flexibilidade na sua configuração e o recurso a um algoritmo de alarmística inteligente, permite um total ajuste da plataforma ao plano operacional da organização, de modo a que os responsáveis possam também ser automaticamente avisados quando existem ocorrências reais que carecem de intervenção, por exemplo: ocorrências de fugas, mau funcionamento ou avaria de equipamentos.

A possibilidade de programar o envio de relatórios periódicos - que podem ser personalizados com múltiplas opções de visualização - permite ao gestor de instalações ter acesso a um conjunto de informações concretas e análises detalhadas, que vão sustentar a tomada de decisões correctivas – mudança da organização da infraestrutura, introdução de equipamentos de renovação do ar, etc.

A solução de monitorização wireless ViGIE permite-lhe manter a infraestructura do seu Data Center nas condições ideais, o que é crucial para evitar um rápido desgaste dos equipamentos e a ocorrência de avarias, garantindo o bom funcionamento de toda a estrutura.

últimos posts